Ajude a divulgar!!! Cole meu banner no seu site!

Create your own banner at mybannermaker.com!
Copy this code to your website to display this banner!

27 de jan. de 2012

Nadal bate Federer em novo clássico de mais de 3h e vai à final na Austrália

Não foi a final, mas a partida desta quinta-feira teve todos os elementos de um Federer x Nadal típico. Jogadas espetaculares, sets equilibrados, tie-breaks, mais de três sets e 3h42m muito tensas de duração. Coube a Rafael Nadal, preciso nos pontos mais importantes, consistente em toda a partida e brilhante quando necessário, triunfar - como fez na maioria das partidas contra seu rival mais antigo. Por 6/7(5), 6/2, 7/6(5) e 6/4, o número 2 do mundo bateu Federer e conquistou a primeira vaga na final do Australian Open.

Nadal agora tem duas vitórias em dois encontros com o suíço em Melbourne. Na primeira vez, em 2009, os dois jogaram pelo troféu, e Federer derramou lágrimas na cerimônia de premiação. Em todo o histórico de confrontos, o espanhol aumenta sua vantagem e agora acumula 18 vitórias e nove derrotas.
O adversário de Nadal só será conhecido na sexta-feira. A partir das 6h30m (de Brasília), Novak Djokovic, número 1 do mundo, e Andy Murray, quarto colocado no ranking, duelam. O sérvio, campeão em 2008 e 2011, tenta seu terceiro título em Melbourne, enquanto o escocês, vice em 2010 e 2011, ainda busca seu primeiro troféu em um Grand Slam.


Federer começou o jogo mais afiado, atacando com precisão e dando pouco tempo de reação a Nadal. Em três games, o suíço liderava por 3/0 e parecia rumar para vencer fácil a parcial. O espanhol, aos poucos, foi entrando no jogo, conseguindo impor seu saque e as trocas do fundo de quadra. No sétimo, game, Federer bobeou, com seguidos erros junto à rede. Nadal aproveitou e, com uma passada cruzada de forehand, devolveu a quebra. Parelho e em alto nível, o set foi para o tie-break. Logo no começo do game de desempate, uma devolução de Federer fez a diferença, dando a ele o mini-break. Os dois tenistas não perderam outro ponto de saque e, quando Nadal mandou uma esquerda para fora, o suíço fez 7/5 e fechou.

Roger Federer tênis Australian Open semifinal (Foto: AP) 
Federer esteve à frente no terceiro set, mas  deixou a vantagem escapar rapidamente
 
O número 3 aproveitou o bom momento e abriu o segundo set com uma quebra. A vantagem, porém, durou pouco. Com seguidas falhas no segundo game, Federer também perdeu o saque sem fazer um ponto sequer. O jogo seguiu parelho até o sexto game, quando Nadal, enfim, brilhou. Primeiro, encaixou uma passada espetacular, posicionado três metros para fora da quadra, ao lado da linha lateral. Logo depois, acertou um backhand paralelo para quebrar novamente o saque de Federer. A partida foi interrompida para a queima de fogos do Australia Day, feriado nacional, e, na volta, o suíço voltou a jogar mal. Cometeu uma dupla falta e outros dois erros para perder o saque e o set: 6/2.
Federer começou igualmente errático o terceiro set, dando três break points para o rival já no segundo game. Nadal não conseguiu converter e, aos poucos, o suíço foi se reencontrando no jogo. No sétimo game, Federer enfim teve chances. Perdeu três break points, mas converteu o quarto graças a uma bola na rede de Nadal. Mais uma vez, porém, o número 3 deixou a vantagem escapar. Fez uma dupla falta e não conseguiu defender um forehand do espanhol. Federer ainda salvaria um set point no 12º game antes de forçar o tie-break. O game de desempate trouxe mais drama. Nadal abriu 6/1, mas viu Federer jogar belos pontos em sequência e reduzir a vantagem para 6/5. Com o saque, porém, o número 2 do mundo controlou o 12º ponto e forçou um erro do suíço para fechar a parcial: 7/6(5).

Lob salva Nadal no fim


No quarto set, os dois tenistas continuaram revezando-se em grandes jogadas, e ambos tiveram chances de ameaçar o saque do adversário. Primeiro, Nadal perdeu um break point no terceiro game. Depois, Federer chegou a uma chance de quebra no oitavo, mas arriscou uma direita e mandou para fora. A partida passava de 3h30m, e os dois continuavam trocando jogadas incríveis. No nono game, uma passada de forehand na cruzada deu a Nadal mais uma chance de quebra. Federer, então, jogou uma esquerda para fora e perdeu o saque.
Tão bom e típico de um Nadal x Federer, o duelo não poderia acabar sem uma pitada de drama. Sacando para o jogo, o espanhol teve de encarar dois break points. No primeiro, o suíço atacou com uma direita aparentemente indefensável, mas Nadal buscou e deu um lob defensivo. A bola quicou perto da linha de fundo de Federer, que fez um smash para fora. Quatro pontos depois, com uma direita longa do número 3, Nadal ergueu os braços e festejou mais uma vitória sobre o rival.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário com ofensas e com cunho machista, racista e homossexual, não serão publicadas.

Leonardo Müller. Imagens de tema por Kativ. Tecnologia do Blogger.