Ajude a divulgar!!! Cole meu banner no seu site!

Create your own banner at mybannermaker.com!
Copy this code to your website to display this banner!

29 de dez. de 2011

Lesnar x Overeem: o duelo de titãs do UFC 141, o último da temporada

O UFC 141, última edição do maior evento de MMA do mundo em 2011, acontece nesta sexta-feira, em Las Vegas, e terá como atração principal um verdadeiro duelo de titãs na categoria dos pesos pesados. De um lado, o americano Brock Lesnar, 1,91m de altura e 120kg; do outro, o holandês Alistair Overeem, 1,96m de altura e 116kg. O vencedor da luta, que envolve o terceiro e o quarto colocados entre os pesados do Ranking Combate de MMA, enfrentará o brasileiro Júnior Cigano, atual campeão da divisão, em sua primeira defesa de cinturão, provavelmente no meio do ano de 2012. O canal Combate transmite ao vivo na íntegra a partir de 22h15m (horário de Brasília), e o SPORTV.COM acompanha em Tempo Real a partir de 22h.
UFC 141 - encarada entre Brock Lesnar e Alistair Overeem (Foto: Getty Images) 
Brock Lesnar (E) e Alistair Overeem se encaram intensamente na pesagem de quinta
Ex-campeão dos pesados do UFC, Brock Lesnar volta ao octógono mais famoso do mundo após recuperar-se de uma diverticulite que o deixou fora de combate por mais de um ano - sua última luta foi a derrota para Cain Velásquez no UFC 121, em 23 de outubro de 2010.
- Estou totalmente recuperado. Minha saúde está 100%, e me sinto honrado em poder voltar a lutar no UFC. Estou pronto para tudo. Alistair Overeem não tem ideia da fera que terá pela frente - disse o gigante americano, na entrevista coletiva oficial do evento.
Para o holandês, ex-campeão do Strikeforce e que vem de sete vitórias seguidas, sua estreia no UFC após 46 lutas como profissional vem em um bom momento de sua carreira. O lutador teve de se submeter a um exame antidoping feito pela Comissão Atlética de Nevada para ganhar a licença necessária para competir no UFC. Havia suspeitas de que Overeem teria utilizado substâncias proibidas para ganhar massa muscular.
- Hoje sinto que ninguém tem condições de fazer uma luta franca e aberta comigo. Estou na minha melhor forma, me sinto bem preparado e vou nocautear Brock Lesnar. Sobre os testes, podem fazer quantos quiserem. Sei que não usei nada proibido e estou à disposição para qualquer novo exame - declarou.
Além do duelo dos gigantes Lesnar e Overeem, o UFC 141 terá mais quatro lutas em seu card principal. Delas, duas terão apelos especiais. Entre os leves, Nate Diaz enfrenta Donald Cerrone. Na entrevista coletiva, os dois lutadores se encararam de forma agressiva, e Diaz chegou a dar um tapa no chapéu de Cerrone. Os lutadores tiveram que ser separados por Dana White para que não se agredissem no palco. Com menos rivalidade, mas com muita expectativa, os meio-médios Jon Fitch e Johny Hendricks se enfrentarão para decidir quem entra na fila por uma oportunidade diante do campeão Georges St. Pierre.
ufc mma diego nunes (Foto: Divulgação) 
Diego Nunes enfrenta o armênio Manny Gamburyan pelos pesos pena no UFC 141
 
No card preliminar, três brasileiros subirão ao octógono do UFC 141: Júnior Assunção encara o inglês Ross Pearson na categoria dos pesos pena; o meio-médio Luis "Beição" Ramos faz sua segunda luta no UFC contra Matt Riddle, após ter sido derrotado por Erick Silva no UFC Rio, e Diego Nunes terá pela frente o perigoso armênio Manny Gamburyan, também pelos pesos pena. Essa luta virá cercada de rivalidade, uma vez que Gamburyan não esqueceu uma provocação feita por Nunes no WEC 51, quando enfrentou José Aldo, companheiro de treinos de Nunes. Em uma sessão de autógrafos, Nunes teria assinado sobre a foto de Gamburyan, que encarou o fato como um desrespeito.
- Era um cartaz comigo e com o José Aldo. Todos os lutadores assinaram o cartaz, e esse idiota assinou bem no meu rosto, assim (cruzado sobre o nariz e testa). Fiquei bem irritado, ele me desrespeitou por nada. Vou dar uma surra nesse cara - declarou Gamburyan.

Confira todas as lutas do UFC 141

CARD PRINCIPAL
Brock Lesnar x Alistair Overeem (Peso pesado)
Nate Diaz x Donald Cerrone (Peso-leve)
Jon Fitch x Johny Hendricks (Peso meio-médio)
Alexander Gustafsson x Vladimir Matyushenko (Peso meio-pesado)
Nam Phan x Jimy Hettes (Peso pena)

CARD PRELIMINAR

Ross Pearson x Júnior Assunção (Peso pena) - Transmissão do SporTV.com
Anthony Njokuani x Danny Castillo (Peso leve) - Transmissão do SporTV.com
Dong Hyun Kim x Sean Pierson (Peso meio-médio)
Jacob Volkmann x Efrain Escudero (Peso leve)
Luis "Beição" Ramos x Matt Riddle (Peso meio-médio)
Diego Nunes x Manny Gamburyan (Peso pena)

Nenê arrebenta, e Denver passa fácil pelo Utah Jazz

Em sua segunda participação na temporada regular da NBA, o Denver Nuggets obteve nova vitória ao bater em casa o Utah Jazz por 117 a 100 (63 a 46) na noite desta quarta-feira (madrugada de quinta no Brasil). Com 25 pontos, Nenê foi o cestinha do jogo, mesmo atuando por pouco mais da metade do tempo..
Além da pontuação destacada, o pivô brasileiro brilhou também nos rebotes, apanhando sete para sua equipe, todos defensivos. Com 18 pontos, o ala suplente Al Harrington também merece referência pelo quadro local.
Al Jefferson foi o cara pelo Utah Jazz. O ala-pivô assinalou 19 pontos, terminando a partida somente abaixo de Nenê. O armador reserva Alec Burks marcou 15 pontos e foi o segundo melhor apontador pelos visitantes.

O próximo compromisso do Denver Nuggets será diante do Portland Trail Blazers nesta quinta-feira. O Utah Jazz, por sua vez, terá pela frente o Philadelphia 76ers, na sexta.

Confira os duelos desta quarta-feira:

Toronto Raptors 85 x 90 Indiana Pacers
Charlotte Bobcats 85 x 86 Miami Heat
Atlanta Hawks 101 x 83 Washington Wizards
Detroit Pistons 89 x 105 Cleveland Cavaliers
Memphis Grizzlies 95 x 98 Oklahoma City Thunder
New Orleans Hornets 97 x 78 Boston Celtics
San Antonio Spurs 115 x 90 Los Angeles Clippers
Denver Nuggets 117 x 100 Utah Jazz
Phoenix Suns 83 x 103 Philadelphia 76ers
Golden State Warriors 92 x 78 New York Knicks

Mercado da Bola29/12/2011 | 13h07 Zagueiro Rafael Tolói pode estar nos planos do Inter

Uma notícia ganhou força nesta manhã em Goiânia, onde o Goiás treina para a temporada 2012: o zagueiro Rafael Tolói estaria nos planos do Internacional. O atleta seria uma das prioridades do diretor técnico Fernandão.

Em entrevista ao repórter Filipe Gamba, da Rádio Gaúcha, o diretor de futebol do Goiás, Marcelo Segurado, confirmou a intenção do clube gaúcho. O dirigente afirmou já ter conversado com Fernandão sobre o atleta. Falta, no entanto, uma formalização da proposta.

Nesta manhã, o jogador participou de uma entrevista coletiva, mas desconversou:

— Nem conversar com meu empresário eu conversei ainda. Estou tranquilo. Essas especulações vêm desde de 2009. É muito importanto para qualquer jogador começar uma pré-temporada focado. Tenho que esquecer essas especulações, não adianta eu ficar com a cabeça conturbada — disse.

Em entrevistas recentes, Fernandão afirmou que busca mais "dois ou três" reforços para o Inter. Encontrar um companheiro para Rodrigo Moledo é uma de suas prioridades.

Mercado: Timão insiste em Tevez; Fla está perto de acerto por Thiago Neves

Reais ou não, o Corinthians tem dois sonhos para a virada do ano. Um desejo é antigo e o outro virou obsessão logo após o fim do Campeonato Brasileiro. Carlitos Tevez, com futuro indefinido no Manchester City, é um nome gravado na lista de reforços do clube sempre que o mercado é aberto. Apesar de considerar difícil o retorno do argentino ao Parque São Jorge, o presidente alvinegro em exercício, Roberto de Andrade, segue atento à movimentação do atacante campeão brasileiro em 2005.
A investida em Tevez, possivelmente, só deverá ocorrer em janeiro. O primeiro mês do ano reservará outro esforço financeiro com a intenção de montar um elenco mais forte para a disputa da Libertadores. Como as tentativas ainda não se transformaram em resultados concretos, o Timão brigará ferozmente por Walter Montillo também em janeiro.
Quem não preocupa o presidente é o atacante Emerson. Apesar de ter propostas de clubes do Oriente Médio e do Vasco, o Sheik descartou qualquer possibilidade de deixar o Timão.
Outro que não deve sair do seu clube atual é Thiago Neves. O Flamengo diminuiu o número de parcelas para efetuar a compra por R$ 18 milhões e os árabes do Al Hilal podem ceder. A notícia vem um dia depois do anúncio da permanência de Ronaldinho Gaúcho.
Thiago Neves, aliás, era desejado pelo São Paulo. Assim como Montillo. No entanto, o Tricolor deve perder a concorrência para os rivais citados acima. Com isso, se concentra na contratação de Jadson. Os valores para a compra foram equacionados. Restam alguns detalhes para o acerto.

Fechado
Treino do Flamengo - Fierro (Foto: Ricardo Ramos / Vipcomm) 
Fierro não deve mais defender o Flamengo. O Colo Colo é o destino
E tem gente saindo da Gávea. De acordo com a imprensa chilena, o meia Fierro foi aprovado nos exames médicos e será do Colo Colo.
Em São Januário o pagamento por Bernardo foi feito. O Vasco adquiriu metado do passe do atleta junto ao Cruzeiro. O novo compromisso terá duração de quatro temporadas.
O Coritiba vai apostar em um jovem de 19 anos que pertence ao Grêmio. O meia Emerson fechou com o Coxa por dois anos de empréstimo. A transferência está relacionada à ida de Léo Gago para o clube gaúcho.
Em Pernambuco o Sport anunciou dois volantes: Diogo, ex-Fluminense, e Rivaldo, ex-Palmeiras. No Santa Cruz mais três jogadores chegaram: O zagueiro Diego Gaúcho (ex-União Leiria/POR), o lateral Anderson Maisena (ex-CRB) e o volante Sandro Manoel (ex-Cruzeiro).
A torcida do América-MG ganhou de presente de fim de ano o meia argentino Sebastián Sciorilli, de 22 anos, que estava no Independiente Rivadávia, da Argentina.

Especulações

Parece que os empresários estão atentos à busca do Botafogo por reforços na defesa. Túlio Tanaka era o desejo alvinegro, mas um erro de informação o distanciou de General Severiano. Desta forma, começaram a surgir nomes oferecidos. Um deles é Raúl Bravo, ex-Real Madrid e atualmente no Rayo Vallecano, também da Espanha. Aos 30 anos, Bravo disputou apenas uma partira na temporada 2011/2012.


Campeão da Sul-Americana, o Universidad de Chile ganhou boa projeção. A cada dia um jogador aparece no noticíario do mercado. O Vasco é frequentador assíduo dos rumores. O alvo, agora, seria o zagueiro Osvaldo González. Abelairas, meia do River Plate-ARG, foi mais um especulado em São Januário. Ele não joga há seis meses e cogitou se aposentar.
O Palmeiras é que deve ter visto as notícias estrangeiras com mais pessimismo. O chileno Humberto Suazo recebeu uma proposta do Boca Juniors, aumentando a disputa.

Novela em cartaz

Nilmar segue em cena. Desejo de muitos times brasileiros, sua saída do Villarreal é complicada. Mas a cada dia surge uma nova opção. O presidente do Inter, Giovanni Luigi, abriu as portas para o atacante. Ele revelou que Nilmar tem o interesse de, se voltar ao Brasil, jogar no Beira-Rio.
O bom futebol apresentado com a camisa do Goiás na Série B deu ao lateral-direito Douglas status suficiente para abrir o olho de muitos times. Mas a possível saída do jogador já virou novela. O Inter entrou como favorito, parecia inevitável a transferência, mas agora foi a vez do jornal “A Bola” informar que o Braga está na briga.
Quatro novelas parecem ter chegado ao fim definitivamente. Ibson garantiu que fica no Santos, encerrando as especulaçõe acerca de uma troca por Jean, do São Paulo. No Grêmio o presidente Paulo Odone perdeu as esperanças sobre Carlos Eduardo. Roque Santa Cruz ficou longe do Cruzeiro. Enquanto isso, o mandatário do Palmeiras, Arnaldo Tirone, descartou Richarlyson no clube.

Curiosidades
.
Com propostas de clubes da Série A, ele agradeceu o carinho da torcida alvinegra e informou que seu destino deve ser o São Paulo ou o Cruzeiro.
Tem clássico no mercado. O Náutico já tinha demonstrado interesse no atacante Rafael Coelho. O Sport não quer ficar para trás e entrou na dividida pelo jogador do Avaí. O curioso é que o Timbu enfrenta concorrência com outro nome: Jeferson, do Vasco. O Bahia está em vantagem.
O Figueirense perdeu um dos seus principais jogadores na temporada para o Fluminense. Wellington Nem retornou de empréstimo e defenderá o Tricolor em 2012. Curiosamente, o atacante que pode ajudar a suprir a ausência é conhecido da torcida carioca. O baixinho argentino Franco Niell, autor dos dois gols do empate do Argentinos Juniors com o Flu na Libertadores desse ano, no Engenhão, está na mira dos catarinenses. Atualmente Niell defende o Querétaro, do México.
 

Grêmio indica time com velocidade no meio; força na zaga e no ataque

Ao final do Campeonato Brasileiro os dirigentes do Grêmio diagnosticaram os problemas apresentados durante a temporada: faltou força e velocidade ao time em 2011. Para o próximo ano foram contratados jogadores considerados capazes de inverter essa tendência. E, praticamente, divididos por setores.
A força está na zaga e no ataque. Dos oito reforços, três são zagueiros, todos com 1,90m: Sorondo, Pablo e Douglas Grolli. Com as camisas 7 e 9 serão titulares dois artilheiros de vigor físico, respectivamente Kleber "Gladiador" e Marcelo Moreno.
Já a velocidade está no meio-campo. Léo Gago, volante canhoto, é ágil e costuma somar-se aos homens de frente para concluir, combinando características semelhantes com o jovem Fernando, remanescente da última temporada com grande crédito.
Marco Antônio, egresso da Portuguesa, conquistou a Série B deste ano atuando como meia aberto pelo lado direito, com velocidade para apoiar. O mesmo fará Carlos Eduardo, caso o Grêmio consiga contratar o jogador do Rubin Kazan.
A tendência pode se alterar, apenas, se o treinador Caio Júnior mantiver no time os volantes Gilberto Silva e Fábio Rochemback, mais lentos que Fernando e Léo Gago - ou então se ele formar uma dupla híbrida, com um marcador e um apoiador; na articulação, caso Carlos Eduardo não se acerte e faltem alternativas, Marquinhos - e até Douglas, que ainda não foi negociado pelo Grêmio - também diminuem a velocidade do setor.
Por enquanto, no time idealizado pela diretoria faltam apenas um zagueiro - o pretendido é Henrique, emprestado pelo Barcelona ao Palmeiras - e Carlos Eduardo. Nas outras nove posições o Grêmio teria Victor no gol; Mário Fernandes e Julio Cesar nas laterais, com Sorondo na zaga; Fernando, Léo Gago e Marco Antônio no meio; Kleber e Marcelo Moreno à frente.

Odone perde esperança sobre Carlos Eduardo: 'Está fora da rota, acabou'

O otimismo do empresário Jorge Machado não bastou para Paulo Odone. Segundo o presidente do Grêmio, Carlos Eduardo está longe do Olímpico. A demora em conseguir a liberação do meia com o seu clube, o Rubin Kazan, levou o mandatário tricolor a praticamente descartar o reforço.
- O Carlos Eduardo não existe na nossa rota. Tenho sérias dúvidas de que venha. Para mim, está fora da rota, acabou. Não tem Carlos Eduardo - anunciou Odone, em entrevista à Rádio Guaíba.
O pessimismo de Odone encontra respaldo na postura do presidente do Rubin Kazan, que espera contar com Carlos Eduardo em 2012. Em entrevista à jornalista Julie Yakovleva, do site Sovetskiy Sport, Dmitriy Samarenkin freou a boa perspectiva de Machado. O dirigente considera Carlos Eduardo uma "esmeralda", e conta com o ex-jogador do Grêmio na pré-temporada.
O período de treinos se inicia dia 10 de janeiro, quando o grupo russo embarca para a Turquia. Samarenkin garante a presença de Carlos Eduardo nos primeiros jogos de 2012.
- Carlos Eduardo é uma esmeralda do nosso time. Não tenho dúvida que ele vai jogar pelo Rubin nas primeiras partidas oficiais do ano novo. Ele tinha uma lesão grave, por isso o técnico decidiu dar mais tempo para se recuperar - afirmou.
O meia vem de cirurgia no joelho e já conversou com o técnico Kurban Berdyev sobre a vontade de passar um ano mais perto de casa. Atualmente, o meia está passando férias em Novo Hamburgo antes de se reapresentar ao clube russo.

Copa Verão de Futsal está com as chaves definidas em Sapiranga

Estão definidas as chaves da Copa Verão de Futsal de Sapiranga, séries A e B. Conforme o diretor de Desporto da cidade, Valmir Monteiro, neste ano a edição terá 14 equipes na Série A e 35 na Série B. Na Série A, os times serão divididos em duas chaves, classificando-se os dois primeiros de cada grupo. Pela Série B serão sete chaves de cinco, classificando-se os dois primeiros. Os quatro semifinalistas da série B disputarão a série A em 2013. Já as duas equipes de pior campanha na Série A serão rebaixadas. Os jogos devem iniciar no dia 16 de janeiro, com todos os duelos sendo disputados no Ginásio Nenezão. Serão quatro jogos por noite, de segunda a sexta-feira, a partir das 19 horas.

Inter tem acerto verbal com zagueiro do exterior

De olho na Libertadores, o Inter busca jogadores experientes para qualificar o grupo visando a competição sul-americana. E o clube está próximo de acertar com um novo zagueiro de “nível de Seleção”.
De acordo com um dirigente colorado, consultado pelo GLOBOESPORTE.COM, já existe acerto entre Inter e o jogador. Falta chegar a um acordo com o clube.
Rafael Tolói, do Goiás, foi descartado. O alto valor pedido pelo clube goiano inviabilizou a negociação. No entanto, o lateral-direito Douglas está quase acertado.
Como as contratações para a próxima temporada serão “cirúrgicas”, a ideia do clube é de minimizar os riscos de erro. O clube busca para a zaga um jogador “tarimbado”, do mesmo nível do Dagoberto.
Alex, do Chelsea, já manifestou o desejo de retornar ao Brasil, e não é descartado pelo Inter. A mesma situação vale para Miranda, do Atlético de Madrid, que foi muito elogiado pela direção.
Se o Inter realmente fechar essa negociação com o zagueiro, facilitará a saída de Bolívar, também para aliviar a folha de pagamento do clube. O Flamengo segue insistindo na contratação do defensor colorado.

Grêmio divide elenco e informa pelo telefone quem está fora dos planos

Com mais de 50 jogadores no elenco - somados os remanescentes de 2011, os reforços, os egressos de empréstimos e os jovens das categorias de base - o Grêmio já definiu quem será aproveitado no início da próxima temporada.
Caio Júnior e os dirigentes do departamento de futebol dividiram o grupo tricolor em duas turmas.
A primeira, dos escolhidos, tem 30 nomes e data de apresentação marcada para 04 de janeiro. Serão estes os integrantes da delegação que dois dias depois sobe a serra gaúcha para realizar a pré-temporada em Bento Gonçalves. E a segunda, dos jogadores fora dos planos, inicia as atividades em 09 de janeiro.
Na quarta-feira começaram a soar os telefones celulares dos jogadores, das duas turmas. Um por um eles foram avisados sobre a data de apresentação, e as circunstâncias: dia 04 para jogar em 2012, dia 09 para treinar e aguardar propostas de outros clubes.
Entre os jogadores que receberam a má notícia estão o lateral-esquerdo Lúcio e o centroavante André Lima. Ambos, ao desligar seus telefones, sabiam que suas férias estava cinco dias mais longas, e que o próximo ano estava indefinido. O mesmo deve acontecer com Rafael Marques e com boa parte dos egressos de empréstimos, como Thiego, Maylson, Bérgson e Sérgio.

Luigi abre as portas: 'Nilmar gostaria de voltar para o Inter'

É difícil. Quase impossível. Mas, se vier para o Brasil, o destino de Nilmar será, novamente, o Inter. A garantia vem do presidente Giovanni Luigi.
O dirigente revelou ter conversado com o atacante do Villarreal e seu sogro, José Eduardo Guimarães, há 60 dias. Foi quando Luigi recebeu a palavra de Guimarães de que, caso houvesse oportunidade do camisa 7 do Submarino Amarelo voltar ao país, procuraria o clube gaúcho para abrir as tratativas.
- Se viesse para o Brasil, o primeiro contato que ele faria seria com o Inter. O Nilmar gostaria de voltar para o Inter – afirmou em entrevista à Rádio Band.
No entanto, a mudança não deve ocorrer agora. Orlando da Hora, empresário do jogador, ressaltou o carinho do jogador pelo Inter, mas o sentimento não seria o bastante para amolecer o coração dos dirigentes do Villarreal. O representante não acredita que o clube libere o atacante antes de junho. A complicada situação na tabela do Campeonato Espanhol – está na 17ª colocação, uma acima da linha do rebaixamento – aliada à lesão do atacante Rossi, inviabilizam qualquer possibilidade de negócio.
- Pela posição do Villarreal, é quase impossível ele voltar. Não podemos pressioná-los – afirmou em contato com o GLOBOESPORTE.COM.
A questão, segundo Da Hora, é mesmo o futebol, não dinheiro. O empresário afirma que a Roma ofereceu 20 milhões de euros (cerca de R$ 48 milhões) para o clube espanhol, que rechaçou a oferta. Além disso, ele lembra que, atualmente, os times brasileiros pagam tão bem quantos os europeus. Além a Roma, o São Paulo manifestou interesse em contar com o jogador. O Flamengo e o Fluminense também sondaram o atacante.
Nilmar já teve duas passagens pelo Beira-Rio (entre 2002 e 2004 e 2007 e 2009). Foi campeão gaúcho em 2003, 2004, 2008 e 2009 e da Copa Sul-Americana, em 2008. Disputou 150 partidas com a camisa colorada e marcou 64 gols

Falcão anuncia saída do Santos

Falcão, o maior jogador de futsal do Brasil, divulgou oficialmente nesta quinta-feira que saiu do Santos, por conta da decisão da diretoria do clube em não mais investir na modalidade. De férias na Bahia, onde passará o Reveillon, o jogador postou a informação em seu perfil no Twitter.
- Queria anunciar oficialmente que infelizmente não sou mais atleta do Santos F.C.. Por decisão do clube, o projeto futsal não existirá mais - divulgou o ala através do seu microblog.
Com o desamanche da equipe de futsal do Peixe e com contrato até o final de 2012, o jogador estava negociando com o clube por conta da alta multa rescisória. Diferentemente de outros atletas, Falcão não aceitou deixar a Vila Belmiro sem receber os valores da rescisão.
- Minha vontade era que durasse para sempre, pois me sentia muito feliz e realizado em vestir essa camisa. Saio com a sensação total de dever cumprido, de ter ajudado a montar um time vencedor, com uma camisa vencedora.Bom galera, é isso. Agora é pensar no futuro. Vamos ver para onde o vento vai me levar. Grande abraço a todos - completou Falcão, torcedor confesso do time da Vila Belmiro.
Santos, de Falcão, empata com o Florianópolis e está na final da Liga Futsal (Foto: Divulgação/Santos FC) 
Passagem de Falcão pela Vila Belmiro durou apenas um ano
De acordo com a assessoria de imprensa do Santos, o orçamento do futsal era de R$ 5 milhões, 20% arcados pelo Santos e 80% pelo antigo patrocinador master, que deixou o clube em agosto, fazendo com que o Peixe passasse a arcar com todas as despesas da modalidade.
Como não conseguiu encontrar um novo parceiro, o Alvinegro Praiano optou por encerrar suas atividades no futsal adulto. Quanto às categorias de base, a diretoria está estudando que rumo tomar. A extinção não está descartada.
Interesse de outros clubes
Com a divulgação do desmanche do futsal santista, outros clubes mostraram interesse em contratar Falcão. O Internacional - que vem sondando o craque desde o último mês - pode ser o seu destino, caso o jogador opte em permanecer no Brasil.
O Flamengo também tentou seduzir o ala, mas o fato de o clube carioca não ter vaga garantida na próxima Liga Futsal é um grande entrave. Apesar do interesse de Fla e Inter, a proposta que mais agradou Falcão veio do exterior. Em novembro, o Tóquio Futsal apresentou valores bem acima da realidade do futsal brasileiro, o que deixou o camisa 12 balançado.

Empresário de Lúcio se diz surpreso por rejeição do Grêmio

Com um grupo inchado pelos retornos de empréstimo no começo de 2012, o Grêmio trata de definir os 30 nomes que subirão a serra para a pré-temporada em Bento Gonçalves a partir do dia seis de janeiro. A política da direção é dividir o plantel em duas equipes: o grupo regular, que se reapresentará no dia quatro de janeiro e seguirá para a cidade serrana e os jogadores que se reapresentarão cinco dias depois, não serão aproveitados e treinarão à parte, no CT de Eldorado do Sul.

Entre os jogadores que não serão aproveitados pelo técnico Caio Júnior está o lateral/meia Lúcio, que foi comunicado pela direção que não subirá a serra com o restante do grupo. O empresário e irmão do jogador, Clécio Souza, diz que a notícia foi recebida com surpresa. No entanto, fala que Lúcio se reapresentará normalmente na data designada pelo clube.

— O Grêmio entrou em contato conosco para comunicar que ele só se apresentará no dia 09. Foi uma surpresa. Mas o Lúcio tem contrato em vigência e é funcionário do clube. Vamos trabalhar e esperar o que a diretoria vai definir — falou.

Além disso, Clécio conta que Lúcio já tem outras equipes de olho em seu futebol. Como o jogador treinará em separado, a saída do Grêmio é o caminho mais provável.

— O Lúcio tem sondagens de equipes de dentro e de fora do Brasil. Uma vez que o Grêmio realmente não queira contar com ele, vamos trabalhar para definir a melhor opção possível para a carreira dele — disse.

Além de Lúcio, o Grêmio não deve contar com jogadores como André Lima e Rafael Marques na pré-temporada. Escudero não ficará no clube. Brandão ainda depende da renovação do empréstimo junto ao Olympique-FRA para permanecer. Outro que deve treinar em separado é Leandro Lessa, que voltará de empréstimo do Vasco.

Cruzeiro-RS deve utilizar duas formações diante do Pelotas

O Cruzeiro-RS realizará o seu primeiro teste visando ao Gauchão 2012 nesta sexta-feira. A partir das 17h, no Complexo Esportivo da Ulbra, em Canoas, o time do técnico Beto Campos enfrentará o Pelotas.
Em busca do time para iniciar a competição, o treinador deve utilizar duas formações durante a partida para avaliar as melhores alternativas do grupo de jogadores.

Surpresa do Gauchão 2011, o Cruzeiro buscará a afirmação em 2012. O objetivo da equipe é a conquista do título do interior.

Meia-atacante Leandrinho é o novo reforço do Novo Hamburgo

O Novo Hamburgo está longe de fechar o grupo para o Gauchão 2012. A direção segue atrás de reforços. Na manhã desta quarta-feira, o clube anunciou a contratação do meia-atacante Leandrinho.

Animado, o jogador em um grande campanha do Anilado e acredita que o time pode lutar pelo título da competição:

- A expectativa é conseguir a classificação às fases finais e ser campeão.
Como características, Leandrinho disse que gosta de “partir para cima dos adversários” e servir os companheiros na hora do arremate.
O atleta de 28 estava no Santa Cruz, de Recife. O meia-atacante começou a carreira no Palmeiras e atuou por clubes como o Sochaux, da França, Juventude, Marilia, Ponte Preta e Ituano.

São José-RS aposta no piso sintético do Passo D'Areia para surpreender

Para o Gauchão 2012, o São José-RS investiu em nomes como Fabiano Eller e Anderson Pico. No entanto, a principal arma da equipe para a competição está no gramado. Ou melhor, é o gramado. O clube aposta no conhecimento do piso sintético para surpreender os adversários no Passo D'Areia:

- Queremos usar esta arma ao nosso favor. É preciso criar as jogadas e treinar mais rapidamente. Temos de usar este diferencial - admite o técnico Agenor Piccinin.
Principal novidade do Gauchão 2011, o piso do Passo D'Areia foi também alvo de polêmicas durante a competição. Os jogadores alegaram que o campo dificultaria a mobilidade. A tese ganhou força com a lesão de Sorondo. Então zagueiro do Inter, o uruguaio machucou o ombro e o joelho no mesmo lance em março diante do São José e ficou afastado de todo o restante da temporada.
Outro fator que irritou os atletas foi em relação ao calor. Por conta da borracha, o piso esquenta e absorve a temperatura.

Joia 2012: 'nascido' no Olímpico, Biteco vai de tiete a esperança

Se você fosse ao Olímpico no dia 23 de novembro, veria um menino inquieto, celular à mão, ansioso para a porta da sala do departamento de futebol se abrir. Queria uma foto com Kleber, que acabara de assinar o contrato com o Grêmio. Esse era o passatempo de Guilherme Bitencourt enquanto o Gre-Nal de juniores em que atuaria não começava naquela tarde. Desde o último dia 18, no entanto, o garoto passou de fã a colega do Gladiador. Aos 17 anos, recebeu o comunicado de que subirá a serra gaúcha para a pré-temporada do grupo profissional em janeiro. Mas esqueça o seu nome. Os corredores do Olímpico só o conhecem por Biteco.
Biteco é promessa do Grêmio (Foto: Lucas Rizzatti/Globoesporte.com) 
Biteco aponta para a sua segunda casa: o estádio Olímpico
Até poucos meses, pouco se falava nesse meia-esquerda de drible fácil, chute potente e apelido grudento. Sua trajetória, no entanto, referenda a impressão de talento precoce. Subiu aos juniores na metade do ano e já emplacou uma competição estadual profissional no time B do Grêmio - a Copa Laci Ughini. Ali, despontou para os menos atentos às categorias da base.
Os elogios públicos do presidente Paulo Odone e a convocação ao elenco principal deixam Biteco entusiasmado, mas jamais surpreso. Segundo o garoto, medir força com os profissionais era uma meta firmada há seis meses.
- Era uma meta minha. Coloquei isso na cabeça - conta. - Vi o caso do Leandro, que era meu colega nos juvenis, subir direto para os profissionais. Vi que havia chance para os garotos. Me motivei com isso.
Biteco e Kleber no Grêmio (Foto: Reprodução/Twitter) 
Biteco tieta Kleber
A sua relação com o Grêmio vai muito além do sonho de atuar no time principal. Não é exagero nem clichê afirmar que Biteco tem uma vida de dedicação ao clube. Praticamente, nasceu por lá. Perambula pelos corredores do Olímpico desde os seis anos.
De relacionamento fácil, conhece cada funcionário pelo nome. Passa de porta em porta sem precisar se identificar. O sorriso está sempre armado no semblante, pronto a se abrir. Vive mais tempo ali, respirando futebol entre o campo e os vestiários, do que em seu apartamento no bairro Menino Deus, bem próximo ao estádio, onde reserva tempo para se esticar no sofá e curtir um pagode, sossegado. Mora com os pais e dois irmãos mais novos, que também atuam na base do Grêmio.

Biteco passou pelo Inter. Mas só passou

Nem quando passou um ano no maior rival Biteco deixou de visitar o Olímpico. Sim, a joia da vez do Grêmio já vestiu vermelho. Em 2007, rumou ao Beira-Rio motivado pela proposta e pela companhia do amigo, “quase irmão”, Diego, levado ao Colorado pelo pai famoso, Roberto Assis. Apesar da boa estrutura, Guilherme não se adaptou. Lá, era tão somente o amigo do sobrinho de Ronaldinho. No Olímpico, não. Tinha brilho e nome próprios. Era o Biteco.
- Me arrependo de ter saído do Grêmio - reconhece. - Sempre tive moral no Olímpico. Aqui é a minha casa.
Biteco e Fernando do Grêmio (Foto: Reprodução/Twitter) 
Biteco e Fernando
Hoje, além da companhia de Diego, que atua no Porto Alegre, clube de Roberto Assis, Biteco passa boa parte do tempo com Fernando. Não deixa de ser um espelho para o guri, já que o volante também saiu da base e, em uma temporada, já se firmou entre os profissionais. Para Biteco, no entanto, seu parâmetro são outras crias da base tricolor. Segundo ele, seu estilo bate com os de Carlos Eduardo e Douglas Costa.
Além das raízes e amizades no clube, quem acompanha de perto a evolução de Biteco saúda a aplicação do garoto. Está sempre buscando melhorar. Não consegue ficar parado. Tanto que começou sua trajetória como lateral-esquerdo, depois volante pelo mesmo lado até se consolidar na armação das jogadas. O espírito coletivo também reluz entre as qualidades do jogador. Passou a maioria dos jogos dos juniores e do time B entre os reservas, numa espécie de talismã, o 12º elemento que sempre entrava no segundo tempo.
- Isso sempre o diferenciou. Talvez outros jogadores mostrassem algum tipo de descontentamento com a reserva. Nunca houve isso por parte dele. Quando entrou, sempre nos ajudou com gols - atesta Marcelo Rudolph, supervisor da categoria júnior

Contra o Pelotas, o jogo da vida
 
Foi exatamente assim, surgindo do banco de reservas, que Biteco começou a cavar espaço no grupo principal. O dia está gravado em sua mente: 26 de outubro, o time B do Grêmio enfrentava o Pelotas, fora de casa, pela partida de ida das quartas da Copa Laci Ughini. Quando Biteco pisou no campo com a camisa 16, o Grêmio perdia por 1 a 0. Saiu de seu pé esquerdo os dois gols da virada. O segundo, um golaço de fora da área.
Estava tão solto no gramado da Boca do Lobo que se permitiu devolver com humor as provocações de um torcedor mais exaltado, que, do alambrado, chegara a cuspir no gremista. O guri ainda deu sorte: a atuação de gala estava sendo transmitida pela TV para todo o estado. Estava dada a deixa para voos mais ousados.
- Essas coisas não nos surpreendem tanto (ascensão precoce de jovens). O Anderson (hoje no Manchester United), por exemplo, foi um caso semelhante de queima de etapas. Parece forçado, mas não é. Simplesmente, a categoria não era mais desafio para ele - argumenta Emanuel de Freitas, auxiliar técnico dos juniores.
Biteco é promessa do Grêmio (Foto: Lucas Rizzatti/Globoesporte.com) 
Biteco vai ao Olímpico até nas férias, tudo para estar pronto para 2012
Preocupado em agarrar a chance de ouro, Biteco até dispensa as férias. Era o único jogador do Grêmio a circular pelo Olímpico na antevéspera de Natal. Fazia fisioterapia intensiva para se tratar de lesão muscular e estar pronto para janeiro. Até porque não passa pela cabeça de Biteco ser coadjuvante na pré-temporada.

- Penso em aproveitar a oportunidade e jogar. Vou brigar de igual para igual.
Não duvide de Biteco. Afinal, ele está à vontade. No Grêmio, se sente em casa.


> Ficha técnica
Biteco no Grêmio (Foto: Lucas Rizzatti/Globoesporte.com)
Guilherme Bitencourt - Biteco
Posição: meia-atacante
Nascimento: 12 de março de 1994, em Porto Alegre
Altura: 1m72cm
Peso: 65 kg

Engenharia financeira: Grêmio abre cofre e encerra ano com folha quitada

Pouco mais de vinte dias após o encerramento do Campeonato Brasileiro os torcedores do Grêmio comemoram a forte mobilização da diretoria. Neste curto espaço de tempo foram anunciados oito reforços, com investimento superior a R$ 16 milhões - somados apenas Kleber, Marcelo Moreno, Léo Gago e Douglas Grolli; Sorondo, Marco Antônio, Pablo e Felipe Nunes não geraram custo nas contratações.
Paulo Odone, presidente do Grêmio (Foto: Eduardo Cecconi/Porto Alegre) 
Odone quer chegar à Libertadores no primeiro ano da Arena
Na prática, o Grêmio abriu o cofre para qualificar a equipe. A meta é clara: formar um grande time no ano de inauguração da nova Arena. Em obras, o estádio localizado no bairro Humaitá, em Porto Alegre, vai substituir o Olímpico no final de 2012.
Em entrevista especial ao GLOBOESPORTE.COM, Odone esmiuçou estes investimentos, sem obviamente entrar em detalhes de "economia interna". A base de tudo é a criatividade. Os mais de R$ 16 milhões foram investidos graças à engenharia financeira do futebol profissionalizado, com o executivo-geral Cristiano Koehler e o diretor-executivo Paulo Pelaipe diretamente ligados ao presidente.
- Conseguimos algumas engenharias. Fizemos trocas, vendemos o Adilson para o futebol russo, incluímos o percentual do Douglas Costa na negociação do Marcelo Moreno. Diminuímos esse custo. Vamos fazer trocas também. O grupo já era qualificado, mas precisávamos mudar um pouco alguns perfis. Contratamos jovens com parcerias de investidores...é muita engenharia financeira - justificou.
Enquanto estes pagamentos parcelados vão correndo, Odone espera manter a engenharia financeira também com as ações de marketing capitaneadas pelos novos jogadores:
- Estamos pensando também no retorno de marketing.
paulo odone visita arena grêmio (Foto: Eduardo Cecconi/Globoesporte.com) 
Odone acompanha obras da Arena desde o inícioOdone garante que neste processo de construção do grupo tricolor em 2012 não há espaço para dívidas ou antecipações financeiras. Segundo o presidente do Grêmio, todas as contas deste ano que se encerra foram quitadas antes do Natal.
- Não devemos a banco algum, não fizemos adiantamento algum. Antes do Natal não ficou nenhum centavo para trás. Pagamos a folha salarial, o 13º e alguns direitos de imagem que estavam pendentes. Não devemos nada e não antecipamos receitas - assegurou.
O presidente reconhece a importância da profissionalização do departamento de futebol para o sucesso desta engenharia financeira que permite ao clube abrir o cofre e desembarcar jogadores de maior porte, não por empréstimo, mas sim contratados:
- Em todas essas negociações a questão financeira, os valores, são fechados com o diretor financeiro e o Cristiano (Koehler), e aí vêm a mim.
O time tem que ser a locomotiva que vai puxar o torcedor"
Paulo Odone
Todo este esforço, é fato, tem como principal ambição consolidar um time forte para chegar à Taça Libertadores, disputando o título da maior competição de clubes das Américas no primeiro ano da Arena.
- Isso é um círculo virtuoso. A Arena vai abrir uma nova era, pela configuração do estádio. Eu brinco, observando a Arena, que o Grêmio só perde ali se quiser. E o time tem que ser a locomotiva que vai puxar o torcedor - concluiu.

Inter usa 'caso Kleber' para se reaproximar do Grupo Sonda

D’Alessandro, Kleber e Nilmar. São nomes que atuariam em qualquer clube do futebol brasileiro e que foram contratados pelo Inter com o apoio do empresário Delcir Sonda. O objetivo do clube gaúcho agora é a reaproximação com o grupo empresarial.

E isso já começa com o caso Kleber. Diretor técnico do Inter, Fernandão acredita no acerto pela permanência do lateral-esquerdo por pelo menos mais um ano.

- Estou tentando reaproximar do grupo Sonda. É um cara que colocou muito dinheiro no clube e o retorno não foi da maneira como esperava. Chegou a um ponto que não poderia mais parar de perder com o clube - contou Fernandão. - O Kleber passa por essa questão da gente se adequar. Acredito muito nessa permanência.

Sonda bancou R$ 5 milhões para fazer o jogador migrar do Santos para o Beira-Rio. Ele quer recuperar o dinheiro. A diretoria colorada ofereceu ao investidor compensações financeiras – percentual de atletas ou participação em futuras negociações.

A situação do jogador está próxima de ser finalizada. Nesta quarta-feira, Vasco e Santos descartaram o lateral ao alegar “salário acima dos padrões” dos clubes.

- Não vou fazer leilão em relação a salário, mas não tenho dúvida que a vontade dele é permanecer no Inter. É um jogador que ama muito isso aqui – acrescenta o dirigente.

Inter trabalha com 3 nomes para zaga e espera anunciar reforço em 10 dias

Durante o treinamento do elenco sub-23 do Inter, realizado na tarde desta quarta-feira, o diretor técnico Fernandão ingressou no gramado suplementar. Mal conseguiu observar os garotos, tamanha quantidade de ligações que recebeu para atender empresários ou a imprensa. Ficou a maior parte do tempo com o celular colado no ouvido. A corrida é para fechar o grupo para 2012, sendo que a prioridade é na contratação de um zagueiro.

De acordo com o dirigente, são três alternativas trabalhadas. Fernandão almeja que o reforço se integre ao elenco em até 10 dias, quando o grupo já estará na pré-temporada em Gramado.

- Não está sendo fácil, por isso está demorado um pouco mais. É mais complicado quando a negociação é de jogador que não está disponível no mercado. A prioridade é a questão do zagueiro. São duas ou três opções. O objetivo é o de concretizar até o outro final de semana – explica Fernandão.
Fernandão busca refoços para o Inter (Foto: Diego Guichard)Fernandão busca refoços para o Inter
Sem fechar as portas para uma negociação com o Flamengo, o dirigente reiterou deseja a permanência de Bolívar em 2012. Disse que a decisão será do Inter e que o clube não abrirá mão “de graça”.

- Não tenho dúvida em relação ao futebol do Bolívar, é um jogador que conto. Sei que uma proposta do Flamengo possa ser algo interessante pra ele, mas a decisão será do Inter. Se for interessante para o clube, vamos negociar. Tem que ser bom para todos, não queremos deixar sair jogadores importantes de graça, deliberadamente – conta.

Fernandão também destacou o “esqueleto” da equipe colorada. Acha que a manutenção do elenco é importante para o entrosamento dentro e fora de campo. Com isso, crê que os atletas mais novos acabam por conhecer a metodologia do Inter mais cedo.

- Não só a experiência de entrar em campo, mas de clube, de conhecerem a essência de como funcionam as coisas. É diferente de colocar seis ou sete no time. Esses jogadores rapidamente entram no espírito - opina.

Medina é quarto do ranking, e Brasil mantém sete na elite mundial 2012

Gabriel Medina foi até as quartas de final do Pipeline Masters, última etapa do Circuito Mundial, e fechou o ano na quarta posição do ranking unificado. O paulista, que no dia 22 completa 18 anos, é o brasileiro mais bem colocado na lista. Em 2012, os sete surfistas do país que disputaram as últimas cinco etapas da temporada 2011 vão continuar na elite: Medina, Adriano de Souza, o Mineirinho, Alejo Muniz, Heitor Alves, Miguel Pupo, Raoni Monteiro e Jadson André.
Nas próximas semanas, a Associação dos Surfistas Profissionais (ASP) vai divulgar as últimas duas vagas para o Circuito Mundial 2012. Elas são reservadas a surfistas que se machucaram durante a temporada.
Quatro brasileiros estão com lesões nos joelhos, mas conseguiram se manter entre os 32 do ranking: Mineirinho, Miguel, Alejo e Heitor. Os dois últimos desistiram da etapa de Pipeline para se recuperar.
A temporada 2012 começa no dia 25 de fevereiro, na Gold Coast australiana.
Confira como ficou o ranking unificado:
1 Kelly Slater EUA 64.200
2 Joel Parkinson 52.100
3 Taj Burrow AUS 48.450
4 Gabriel Medina BRA 47.070
5 Owen Wright AUS 46.150
6 Adriano de Souza BRA 45.900
7 Julian Wilson AUS 43.945
8 Jordy Sith AFS 42.100
9 Alejo Muniz BRA 38.600
10 Michel Bourez TAH 38.100
11 Josh Kerr AUS 37.370
12 Damien Hobgood EUA 33.220
13 John John Florence HAV 32.855
14 Mick Fanning AUS 30.600
15 Jeremy Flores FRA 30.320
16 Heitor Alves BRA 30.145
17 Miguel Pupo BRA 30.055

18 Adrian Buchan AUS 27.030
19 Kieren Perrow AUS 27.000
20 Bede Durbidge AUS 26.900
21 Raoni Monteiro BRA 25.660
22 Brett Simpson EUA 25.650
23 Adam Melling AUS 25.450
24 Kolohe Andino EUA 25.245
25 Tiago Pires POR 24.450
26 CJ Hobgood EUA 24.300
27 Jadson André BRA 23.640
28 Matt Wilkinson AUS 23.600
29 Patrick Gudauskas EUA 23.020
30 Dusty Payne HAV 22.505
31 TravisLogie AFS 22.325
32 Taylor Knox EUA 21.900

Miami segura reação do Boston, vence a segunda e lidera no Leste

Após ampla superioridade nos dois primeiros quartos, o Miami Heat teve de conter a reação do Boston Celtics para chegar à segunda vitória na temporada regular da NBA. Atuando em casa, a equipe da Flórida venceu por 115 a 107 (69 a 54) na madrugada desta quarta-feira, assumindo a liderança da Conferência Leste.
Os astros do Miami fizeram a diferença. Com 26 pontos, LeBron James foi o principal pontuador do quadro, ficando a apenas dois do cestinha do jogo, o armador Ray Allen, dos Celtics. Dwyane Wade (24 pontos) e Chris Bosh (duplo-duplo, com 18 pontos e 11 rebotes) também brilharam pelos locais. O armador reserva Norris Cole, com 20 pontos, foi outro com atuação destacada.
Além de Allen, o outro grande nome do time de Boston foi o também armador Rajon Rondo. O jogador de 25 anos marcou 22 pontos e deu 12 assistências, conseguindo seu segundo duplo-duplo na temporada (fizera 31 pontos e 13 assistências na derrota por 106 a 104 para o New York Knicks na estreia).

Agora com duas vitórias em duas partidas realizadas, o Miami Heat lidera a Conferência Leste com 100 % de aproveitamento. Seu proximo compromisso será nesta quarta, fora, diante do Charlotte Bobcats. Já o Boston Celtics ainda não venceu na atual edição da NBA. O quadro de Massachusetts terá a chance do primeiro triunfo contra o New Orleans Hornets, fora de casa, também na quarta-feira.

Confira os resultados desta terça-feira:

New Jersey Nets 70 x 106 Atlanta Hawks
Miami Heat 115 x 107 Boston Celtics
Milwaukee Bucks 98 x 95 Minnesota Timberwolves
Portland Trail Blazers 101 x 79 Sacramento Kings
Los Angeles Lakers 96 x 71 Utah Jazz

Santos deve anunciar o fim do futsal e situação de Falcão segue indefinida

Campeão da Liga Futsal 2011, o Santos está prestes a anunciar oficialmente o fim das atividades no futsal adulto. Rompido com o antigo patrocinador master desde agosto, o clube não tem mais como bancar as suas despesas na modalidade, tanto é que tem liberado todos os atletas sem o pagamento de suas respectivas multas rescisórias. Nesta terça, dirigentes do clube estiveram reunidos com representantes de Falcão, para tentar definir um rumo para o jogador. Contudo, não houve avanços no encontro, uma vez que o camisa 12 não abre mão dos valores da multa.
Santos é campeão da Liga Futsal 2011 (Foto: Ivan Storti/Santos FC) 
Apesar da conquista da Liga, Santos não manterá o futsal em 2012
Pretendido por Internacional, Tóquio Futsal (Japão) e Flamengo, Falcão só aguarda um desfecho no imbróglio para anunciar o seu novo clube. A pessoas próximas, o jogador tem demonstrado irritação com a situação. Torcedor do Santos, ele está decepcionado com o tratamento que a diretoria santista tem dado ao futsal, principalmente após a conquista da Liga, quando nove jogadores deixaram a equipe, que perdeu também o técnico Fernando Ferretti.
Vice-presidente geral do Peixe, Odílio Rodrigues adota um discurso cauteloso, embora ressalte que a modalidade não faz parte das prioridades do novo mandato de Luis Álvaro Ribeiro.
- A continuidade do futsal depende da captação de um novo patrocínio. Há empresas interessadas em montar uma parceria com o Santos, mas não chegamos a nenhum acordo. Somos um clube de futebol e só podemos manter um projeto como esse, caso tenhamos um novo parceiro - disse Odílio, que preferiu não estabelecer um prazo para continuar buscando um novo patrocínio.
Odílio Rodrigues, vice-presidente geral do Santos (Foto: Ricardo Saibun/Divulgação) 
Odílio Rodrigues ainda tem esperança em conseguir um novo parceiro
O dirigente destacou ainda que as conversas com Falcão se estenderão pelos próximos dias, até chegar-se a uma solução viável para ambas as partes.
- O Falcão tem contrato com a gente até o fim de 2012 e estamos vendo o que será melhor para o Santos e para ele - frisou.
O primeiro a deixar o Peixe após o título da Liga foi o técnico Fernando Ferretti, que acertou com o Joinville, mesmo destino dos jogadores Neto, Pixote, Valdin e Ricardinho. O pivô Deives acertou com o Orlândia, enquanto Bruno Souza assinou contrato com o Marechal Rondon. Já o ala Jackson e o fixo Índio foram para o arquirrival Corinthians.
Outro atleta a deixar a Vila Belmiro foi o pivô Jé, que defenderá o Foolad Mahan, do Irã, na próxima temporada. Além de Falcão, o goleiro Djony é o único titular do Santos que ainda não conseguiu um novo clube.

Inter espera oficializar a contratação de Douglas até sexta-feira

A oficialização de Douglas como novo reforço do Inter está próxima. A direção colorada acredita que o negócio com o lateral-direito do Goiás será definido até o final da semana.
Porém, a Traffic – dona dos direitos do jogador – deu férias coletivas aos seus representantes até 9 de janeiro. Mas nem isso preocupa o vice de futebol colorado, Luís Anápio Gomes, que reafirma a confiança em um desfecho favorável ao Inter:
- Acredito que não atrapalhará. A negociação está muito próxima. Até sexta-feira deveremos definir – afirmou.
O assessor de futebol Cuca Lima segue a mesma linha de Anápio. Segundo o dirigente, restam “apenas detalhes” para o Inter poder anunciar o jogador.
Assim como os homens do futebol, o presidente Giovanni Luigi espera concretizar o negócio nestes últimos dias de 2011. No entanto, o mandatário é mais cauteloso para falar sobre a contratação:
- Bem encaminhada é quando está assinada.
Douglas tem seu vínculo ligado ao Goiás até o dia 26 de maio de 2012. Para ter o jogador em janeiro, o Inter deve compensar o Esmeraldino com dinheiro ou cedendo alguns atletas.
Até o momento, o clube gaúcho apresentou apenas o atacante Dagoberto como reforço para 2012. A direção colorada também tenta a contratação de um zagueiro.

Grêmio projeta ‘Bombonera de luxo’ e espera 40 mil por jogo na Arena

Ingressos acessíveis, lugar para Geral e proximidade do campo: clube reserva atenção especial aos fãs no novo estádio

A rivalidade Gre-Nal já atravessou cem anos e só se fortalece. É capaz inclusive de ditar os rumos da moderna construção da Arena, o futuro estádio do Grêmio. Renomados conselheiros se empolgam em pensar numa longa era de invencibilidade em clássicos na nova casa. E a certeza vem da força das arquibancadas. Uma das prioridades do clube é fazer da torcida protagonista nas partidas. Os gremistas, portanto, que se preparem: eles praticamente entrarão em campo. Preços acessíveis e pouca distância para o gramado surgem como fatores suficientes para atrair 40 mil gremistas por jogo ao Bairro Humaitá.
Esta é a primeira de uma série de reportagens sobre a Arena que vai ao ar esta semana. Na terça-feira, saiba mais sobre a situação do sócio no novo estádio.
A previsão parte do presidente da Grêmio Empreendimentos, Eduardo Antonini. E a nova meta de público não é chute. Foi calcada em pesquisas realizadas por outros clubes que construíram novos estádios.
– Em média, o número de torcedores dobrou com o novo estádio. É o que esperamos que aconteça com a Arena – analisa.
Visão da Geral do Grêmio na Arena (Foto: Juliano Kracker, Divulgação) 
Visão da área destinada a "Avalanche" na Arena do Grêmio
Os preços dos ingressos no primeiro e quarto anéis corresponderão aos preços populares trabalhados no Olímpico. Nas cerca de 8 mil cadeiras gold (VIP) e nos 130 camarotes com capacidade para 2,7 mil pessoas, no entanto, o custo será alto. O estádio comporta até 60,5 mil pessoas - marca aproximada ao número de associados em dia com o clube atualmente, cerca de 63 mil gremistas.
Desenho da Arena do Grêmio (Foto: Reprodução) 
As diferenças de altura e distância do gramado entre o
Olímpico (azul) e Arena (verde). Com aditivo, torcida ficou
ainda mais perto. Em vez de 14 metros, agora é 10m

Com 42% da obra concluída, já é possível perceber a imponência do estádio. Os quatro anéis estão sendo dispostos para alcançar uma altura total de 56 metros. Será um campo íngreme, uma “Bombonera de luxo”, como definiu o presidente Paulo Odone em recente visita às obras. Informal, de camiseta polo azul e capacete de segurança, o presidente não disfarçou o encantamento com a velocidade das obras - a intenção agora é conseguir uma evolução pouco superior a 1% por semana.
A pressão da torcida virá sobretudo dos lados. A distância dos fãs para o gramado será de apenas 10 metros - no Olímpico, é de 42. Não haverá fosso. A separação deve ocorrer por uma tela de acrílico com cerca de dois metros. Em dias de jogos mais quentes, como um Gre-Nal, o clube estuda erguer uma espécie de rede atrás das goleiras, mais altas que a tela de acrílico. A intenção é evitar que algum objeto seja arremessado ao campo.
- No Camp Nou, o Barcelona faz exatamente isso nos jogos contra o Real Madrid - compara Antonini, que planeja para 2012 um forte trabalho de conscientização dos torcedores contra o mau comportamento.
Geral com moral
Para que a torcida seja decisiva, como sonham dirigentes e conselheiros, é preciso ter, além de bons preços e distância reduzida, a certeza de que haverá público capaz de pressionar os oponentes. Uma das medidas foi não se desfazer da Geral - torcida que, desde 2001, se coloca atrás de uma das goleiras, cantando o tempo inteiro e fazendo a “avalanche” após os gols, aos moldes argentinos.
Montagem da Arena do Grêmio (Foto: Divulgação)
A Arena será completamente revestida por cadeiras, mas contará com um espaço em que elas serão retiradas em partidas sem a supervisão da Fifa. Serão 10 mil lugares destinados ao “geraldinos”. Localiza-se no chamado Setor Norte do estádio, onde haverá um anel a menos, sem as cadeiras gold. Para se ter uma ideia do simbolismo da torcida, o clube começou a erguer a estrutura das arquibancadas justamente pela Geral.
- Temos uma referência na Alemanha e outra na Grecia, mas o conceito em nossa Arena é inédito - avaliou Antonini.
Conclusão Novembro de 2012
Estágio atual 42% concluída
Capacidade até 60,5 mil
Custos R$ 600 milhões

Outro componente importante foi preservado. Os torcedores poderão entrar com instrumentos, faixas e bandeiras, como é hoje no Olímpico. Não está definida ainda a forma de acesso - se será dado ao sócio, por exemplo, a prioridade de entrar na Geral, assim como acontecerá com os demais setores.
- Vai ser um “bafo” complicado para os outros - projeta Odone, em referência à pressão sobre os adversários.
Os jogadores já aprovaram o apoio incondicional que deverão receber na Arena. No início de novembro, todos os atletas do grupo profissional visitaram as obras e ficaram impressionados com a futura interação com os torcedores.
- Olha, ali termina o campo e já começa a arquibancada - observou, na ocasião, o meia Lúcio.
Aos que estão preocupados com um eventual incômodo da torcida rival, uma boa notícia. Os torcedores adversários serão acomodados na parte superior.

Aditivo para “vencer” Gre-Nal

Antes do dia 29 de agosto, o cálculo da capacidade total da Arena estava em 56 mil lugares. Mas, com um aditivo de R$ 65 milhões no contrato de construção, aprovado pelo Conselho Deliberativo, o estádio passou a contar com mais 4 mil novas cadeiras, pondendo abrigar até 60,5 mil pessoas.
A partir da medida também foi possível encurtar ainda mais a distância entre fãs e jogadores - passou de 14,7 metros para os 10 metros atuais o espaço entre o primeiro anel e o campo. Poucas diferenças? Que nada. É um oceano na encrespada rivalidade entre Grêmio e Inter.
— Será o maior e melhor estádio do Rio Grande do Sul — vibra Antonini, em referência ao Beira-Rio, que não passará de 59 mil lugares após a reforma.
A Arena ainda não está pronta. Mas o primeiro Gre-Nal no novo estádio já começou.

30 Times Mais Valiosos das Américas

Dando sequência ao grande painel preparado pelo área Sport Business da Pluri Consultoria, esse post apresenta os 30 times mais valiosos das Américas. Posteriormente, terminado o Campeonato Brasileiro, este Olhar Crônico Esportivo voltará a esse estudo de forma mais completa, mostrando os jogadores e times mais valiosos do Mundo, das Américas e do Brasil. Um bom aperitivo até o Mundial de Clubes, sem dúvida. O portal GloboEsporte já falou a respeito dos 100 times mais valiosos do mundo, que mostra o Santos em 27º lugar – aqui – e, naturalmente, em 1º lugar entre os times mais valiosos das três Américas, como veremos a seguir.
Antes, porém, é bom recordar a todos que esse estudo é sobre times e não sobre clubes, ou seja, um conjunto de profissionais que, em determinado momento, têm seus direitos federativos vinculados a um determinado clube. Convém lembrar, também, e mais uma vez, que é sobre o valor considerado de mercado por fontes diversas, até a data de 18 de novembro de 2011 – então, senhores críticos da ausência de alguns jogadores em listas anteriores, atentem para essa data, pois tudo que ocorreu depois dela não foi considerado. Outro ponto importante, que muitos não consideraram: independe da vontade dos analistas, assim como deste blogueiro que ora se ocupa com essas mal digitadas, se o time X tem valor maior ou menor, se o time Y é de Timbuctu ou da Cochinchina. Essas referências, simplesmente, não são consideradas em momento algum. E fontes de fora do país sequer sabem o que seja bairrismo brasileiro. Vamos à lista, então:

O primeiro ponto a destacar é a presença de doze clubes brasileiros entre os trinta. Mais ainda: do primeiro ao oitavo são todos dessa Terra de Vera Cruz, aparecendo o mexicano Monterrey em nono e o grande Boca Juniors somente em décimo lugar, num claro reflexo do desastre econômico a que foi submetida a Argentina nos últimos anos.
Os três continentes têm um total de 50 países filiados às duas confederações – CONMEBOL e CONCACAF – mas somente 4 apresentam times entre os 30 mais valiosos: Brasil, México, Argentina e Chile. Acredito que a ausência de times como o Los Angeles Galaxy, por exemplo, é devida às características diferentes com que os clubes americanos e canadenses se ligam à MLS.
O valor dos elencos desses 30 times é de 1,5 bilhão de euros, equivalente a 3,7 bilhões de reais, e os três times mais valiosos – Santos, São Paulo e Internacional – representam, somados, 21% do valor de mercado de todos os 30 times. Os doze times brasileiros, 40% do total de times, valem, considerando os dados desse estudo, 807 milhões de euros, ou seja, 53% do valor total dos 30 times.
Em número de times, o Brasil é seguido pelo México, com dez, Argentina com sete e Chile com um. Em valores, novamente o México com 405 milhões de euros, os times da Argentina com 277 milhões de euros e o Chile com 32 milhões de euros de seu único representante.
O valor médio dos times da lista é de 50,7 milhões de euros, com o valor médio de 2,4 milhões de euros por jogador. O valor médio dos times brasileiros é de 67 milhões de euros, seguido pelos mexicanos – 41 milhões de euros – e argentinos – 40 milhões. O time chileno Universidad de Chile – La U – tem o valor de 32 milhões de euros.

Esses números evidenciam de forma cristalina a enorme discrepância entre as economias da região, assim como o declínio – já citado – da economia argentina. Até poucos anos atrás, lista semelhante traria Boca e River Plate (único dos trinta na 2ª divisão) para as primeiras posições da lista, entre os dez mais, talvez mesmo entre os cinco mais. Os números também mostram a evolução do futebol mexicano, mas deixam fora o futebol americano, o que, espero, seja revisto para o próximo estudo.
Outro ponto que fica claro é a grande oportunidade de mercado que se abre para os clubes brasileiros em termos de contratações de jogadores, algo que, agora, está começando.
Aproveito para um comentário, um pouco tardio, mas que ainda tem lugar: lamentei a passagem rápida de Fossati pelo Internacional. Manifestei-me a respeito na época de sua demissão e até fui criticado por alguns torcedores colorados, mas eu acreditava, e ainda acredito, que foi uma medida ousada e muito inteligente a sua contratação, pensando, justamente, na presença de um profissional com amplo conhecimento do mercado e do futebol sul-americano fora do Brasil. Apesar dos problemas, eu ainda teria insistido com ele à frente da equipe, pensando, justamente, no futuro e na maior integração e aproveitamento de jogadores argentinos, chilenos, uruguaios, peruanos e de outros países.

Amanhã teremos um novo campeão brasileiro, Corinthians ou Vasco. Como já disse antes, qualquer um desses dois times merece o título. Quem o conquistar tê-lo-á feito por mérito. Esqueçam os tititis sobre arbitragens e tabelas, até pelo simples motivo de que pau que bate em Chico bate em Francisco. Apenas, divirtam-se e aproveitem ao máximo o prazer de ver futebol.

Diretoria do Grêmio considera grupo praticamente completo

Com os oito reforços contratados após o encerramento do Campeonato Brasileiro, a diretoria do Grêmio considera o elenco de 2012 praticamente fechado.
O diretor-executivo Paulo Pelaipe ainda busca um zagueiro - Henrique, emprestado pelo Barcelona ao Palmeiras, saiu desta lista - e espera pela resposta do Rubin Kazan para saber se poderá contar com o meia Carlos Eduardo.
Nesta manhã de quarta-feira Pelaipe e o presidente Paulo Odone apresentaram o oitavo reforço - o volante Léo Gago, ex-Coritiba. Logo depois, o diretor-executivo gremista falou sobre o encaminhamento do grupo sem muitas aquisições a partir de agora.
- Estamos praticamente com o plantel completo. Temos um ou dois casos em andamento ainda, mas acreditamos que será muito difícil acertar alguma situação porque a maioria das pessoas não está trabalhando nesta semana. Nos primeiros dias de janeiro vamos conseguir formatar todo o plantel que temos na cabeça para o ano de 2012 - afirmou.
Os jogadores do Grêmio se reapresentam em 04 de janeiro. Dois dias depois o grupo principal sobe a serra gaúcha rumo a Bento Gonçalves, onde realiza pré-temporada até 15 de janeiro. Além do zagueiro e de Carlos Eduardo, a diretoria tenta ainda recolocar no mercado jogadores que não interessam mais, como o centroavante André Lima, o lateral Gabriel e o volante Fábio Rochemback.
Leonardo Müller. Imagens de tema por Kativ. Tecnologia do Blogger.