Ajude a divulgar!!! Cole meu banner no seu site!

Create your own banner at mybannermaker.com!
Copy this code to your website to display this banner!

22 de jul. de 2012

Estreante no Botafogo, Seedorf enfrenta o Grêmio em encontro adiado há quase 17 anos

Todos os holofotes do Engenhão estarão voltados para Seedorf neste domingo. O meia holandês, que estreia vestindo a camisa do Botafogo, também enfrentará o Grêmio pela primeira vez na história. Um confronto que poderia ter acontecido há quase 17 anos, no Mundial de Clubes.

Seedorf ajudou o time do Ajax, sensação europeia naquele ano de 1995, a superar o Milan na decisão da Liga dos Campeões e a conquistar o direito de decidir o Mundial contra o Grêmio. No entanto, o meia deixou o clube holandês antes do encontro com os gaúchos e se transferiu para a italiana Sampdoria. De lá, passou por Real Madrid e Inter de Milão antes de chegar no Milan, onde atuou por 10 anos.

Foi no San Siro, aliás, que Seedorf conheceu Emerson. O ex-jogador e atual auxiliar técnico de Vanderlei Luxemburgo na comissão técnica do Grêmio reencontrará neste domingo o holandês de 36 anos, seu colega no Milan de 2007 a 2009.

— Ele é um líder. Tem uma personalidade muito forte. Se impõe muito. Em todas as decisões extracampo, também. Opina, gosta das coisas corretas, certas — relembra Emerson sobre o adversário deste domingo.

Os dois atuaram no meio-campo do Milan do técnico Carlo Ancelotti. Com três meias que defendiam e atacavam, a formação no setor por vezes contava com Pirlo como primeiro volante, Emerson pelo lado direito e Seedorf na esquerda. Conhecedor da habilidade do holandês, o auxiliar de Luxemburgo destaca o controle de bola e a precisão do chute como principais qualidades do agora adversário.

— Ele podia esperar um pouquinho mais para estrear, né? — brinca. — Ele é espetacular tecnicamente. Tem muita força física. É muito difícil tirar a bola do pé dele, já que ele faz muito bem a proteção. Também chuta muito bem de fora da área, sempre teve um chute muito forte. É muito inteligente. Está muito próximo do estilo do futebol brasileiro.

No Milan, Emerson e Seedorf atuaram lado a lado. Mas na Seleção foi diferente. Na Copa do Mundo 98, se enfrentaram na memorável semifinal entre Brasil e Holanda. O confronto foi vencido nos pênaltis pela equipe de Zagallo, que acabou perdendo o título da competição para a França na final.

— Naquele jogo, eu entrei para marcar o Davids, que era o pé canhoto. Mas o Seedorf era o cérebro daquela equipe, o cara que fazia rodar a bola. Os dois armavam as jogadas mais perigosas daquele time — relata Emerson.

A Holanda de 98, aliás, tinha sua base formada pelo próprio Ajax de 95, que venceu o Grêmio no Mundial. Dos 11 jogadores que entraram em campo contra o Brasil na Copa, seis enfrentaram a equipe gaúcha três anos antes (ficha abaixo). Outro que participou das duas partidas foi justamente Emerson: a diferença é que, na França, Zagallo sacou Leonardo para colocá-lo em campo. Já com Felipão, pelo Grêmio, no Japão, não saiu do banco.

— A gente estava jogando contra uma das melhores equipes do mundo naquele momento. Era muito difícil jogar contra aquele time do Ajax. Mas o Grêmio se comportou bem e equilibrou o jogo. Foi para os pênaltis e aí não tem favorito. Pode acontecer de tudo — rememora Emerson.

Em todo o caso, o Botafogo de hoje não é nem um Ajax nem uma Holanda.


Nos países baixos
Seis holandeses (*) que enfrentaram o Brasil na Copa de 98 haviam jogado pelo Ajax contra o Grêmio em 95. Veja os times: 

Ajax x Grêmio de 1995
Van der Sar
Reiziger
Blind
Frank de Boer
Bogarde
Ronald de Boer
Davids
Litmanen (Reuser)
Finidi
Kluivert
Overmars (Kanu)

Holanda x Brasil de 1998Van der Sar*
Reiziger* (Winger)
Stam
Frank de Boer*
Jonk (Seedorf)
Ronald de Boer*
Cocu
Zenden (Hooijdonk)
Davids*
Bergkamp
Kluivert*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário com ofensas e com cunho machista, racista e homossexual, não serão publicadas.

Leonardo Müller. Imagens de tema por Kativ. Tecnologia do Blogger.